5 coisas que você ainda não sabe sobre a Mona Lisa

1. Iniciada por Leonardo Da Vinci em 1503, a obra mais valiosa (e provavelmente a mais famosa) do mundo já sobrevive há mais de cinco séculos. De acordo com o site Globo.com, especialistas estimam que se estivesse á venda hoje, ela valeria por volta de US$ 2,5 bilhões, mais de R$ 5,5 bilhões.
 

2. Em setembro de 2014, o boato de que Mona Lisa seria vendida se espalhou pelo mundo feito uma pandemia. O governo francês estaria cogitando fazer isso para acabar com parte da dívida nacional, mas de acordo com o site “France 24 Hours”, a obra pertence ao Tesouro Nacional e portanto, ao povo. Até hoje, nenhuma fonte oficial confirmou esses boatos.

3. Apesar do seu valor altíssimo, em questão de diâmetros a Mona Lisa não é tão grande assim. São 77 centímetros de altura por 53 de largura, um pouquinho mais que uma TV de 32 polegadas. Se você quiser uma boa foto quando for ao museu, já prepare o zoom do celular.

 

 

4. A Mona Lisa só ganhou fama porque foi roubada! Sim, é verdade. Isso aconteceu numa segunda-feira, 21 de agosto de 1911, quando o museu estava fechado. O ladrão Vincenzo Peruggia conseguiu entrar sem ser notado e manteve a peça escondida por dois anos. Depois daquele dia, milhares de pessoas passaram a frequentar o Louvre para ver o espaço vazio em que a pintura deveria estar.

 

5. Depois de pintada, Mona Lisa foi levada à França pelo próprio Da Vinci. Ela foi vendida ao rei francês Francisco I, que pretendia usa-la apenas para decorar um banheiro. 

 

Se quiser ler mais matérias assim, deixe o seu comentário aqui embaixo! <3

Deixe uma resposta